Prática e deliciosa bala de coco


Tempo de preparo: Até 2 horas

Serve: Mais de 10 porções

Dificuldade: Fácil


Saiba como preparar bala de coco

As balas são aqueles docinhos que sempre temos na bolsa para aproveitar naquele momento corrido do dia. Com essa receita, você poderá fazer suas próprias balinhas deliciosas da forma que preferir! Em suma, aprenda como fazer bala de coco e delicie-se!


bala de coco

Receita de bala de coco

INGREDIENTES
  • 200 mL leite de coco integral
  • 500 g açúcar refinado
  • 15-20 g manteiga sem sal
MODO DE PREPARO
  1. 1. Limpar muito bem uma superfície de granito (não pode ser mármore, é granito) e untar muito bem com o manteiga sem sal, deixado um pouco para untar as mãos depois.
  2. 2. Numa panela alta adicionar leite de coco e açúcar refinado. Misture para umedecer todo o açúcar. Limpar as laterais da panela com pincel e água para retirar eventuais cristais de açúcar.
  3. 3. Levar ao foto médio-alto, cozinhar por cerca de 10-15 minutos depois que começar a ferver.
  4. 4. Cozinhar até o ponto de bala dura. Para testar, coloque um pouco da calda dentro de um recipiente com água gelada: a calda irá ficar sólida, parecendo uma bala dura, levemente maleável apertando e batendo contra o copo tem um som de vidro.
  5. 5. Pode ser feito com termômetro também, a temperatura deve ficar em torno de 130ºC, comece a testar quando chegar a 120ºC. Por incrível que parece, o teste da calda na água se mostrou mais consistente e confiável que a temperatura. Tome muito, mas muito cuidado: a calda é absurdamente quente.
  6. 6. A calda pode ficar levemente amarelada, mas bem de leve. Despejar sobre a superfície de granito preparada. Verta a calda de uma baixa altura, bem próxima da mesa.
  7. 7. E não raspe o que sobrou da calda, deixe escorrer apenas o que saiu.
  8. 8. Deixar esfriar por alguns minutos, cerca de 5 minutos. As bordas esfriar primeiro, logo, dobre as bordas para o centro da massa para distribuir o calor residual por igual.
  9. 9. Unte as mãos com a manteiga que sobrou e comece a trabalhar a massa. Esticar a bala até ficar num tom de pérola/branco. Vai esticando e dobrando novamente a massa. Assim que chegar na coloração, abrir a corda da massa tomando cuidado com a espessura.
  10. 10. Então, cortar o cilindro com uma tesoura no tamanho desejado. Deixar as balas espaçadas. Distribuir sobre uma grade para terminar de secar e endurecer. Depois desta etapa, a bala está pronto.

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O RECEITA DA HORA
© 2020 - Receitas do Cheff