Receita de chipa deliciosa passo a passo


Tempo de preparo: Até 2 horas

Serve: Mais de 10 porções

Dificuldade: Fácil


Aprenda a preparar receita de chipa

A chipa é uma iguaria tradicional das culinárias paraguaia e argentina, pois com consistência e sabor próprios. Em geral, o preparo de sua massa requer polvilho, óleo vegetal ou azeite de oliva, queijo ralado, ovos e sal. Após pronta a massa, as chipas são moldadas em forma de “ferradura” e levadas ao forno para assar. Divertido, não? Em suma, saiba como fazer receita de chipa e surpreenda-se!


receita de chipa

Receita de chipa

INGREDIENTES
  • 500 g de polvilho doce
  • 3 xícaras (chá) de queijo meia-cura ralado fino (cerca de 400 g)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente
MODO DE PREPARO
  1. 1. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Forre 2 assadeiras retangulares grandes com papel manteiga. (Se as assadeiras forem antiaderentes, não precisa forrar.)
  2. 2. Numa tigela, bata levemente os ovos com um garfo.
  3. 3. Numa tigela grande, misture com as mãos o polvilho doce, o queijo meia-cura e o sal. Junte a manteiga, os ovos e amasse com as mãos, até formar uma farofa grossa.
  4. 4. Adicione metade do leite e amasse novamente. Vá adicionando o restante aos pouco e trabalhe a massa até que desgrude dos dedos. Como alguns queijos são mais salgados que outros, prove e ajuste o sal, caso haja necessidade.
  5. 5. Separe um pedaço de massa do tamanho de uma bola de pingue-pongue. Faça a bolinha com as mãos e, em seguida, enrole na bancada limpa, com movimento de vaivém, até formar um rolinho de cerca de 1,5 cm de espessura.
  6. 6. Em seguida, transfira para a assadeira e dê o formato de ferradura. Repita o processo com toda a massa.
  7. 7. Leve ao forno e deixe assar por 15 minutos ou até dourar. Sirva a seguir.

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O RECEITA DA HORA
© 2020 - Receitas do Cheff