Lombo suino com marinada de cerveja


Tempo de preparo: 2h

Serve: 13 porções

Dificuldade: Fácil


Como fazer lombo suino

O lombo suino é utilizado nas mais variadas receitas, desde caseiras até mesmo em pratos de restaurantes. Seu sabor e seu tempero é impecável e leva seu paladar a outro mundo.


Aprenda como fazer um delicioso lombo suino e surpreenda a toda sua família com uma sobremesa das nossas receitas de bolos.

lombo suino

Ingredientes – Lombo suino

2 lombos suínos

Marinada

2 garrafas (330 ml cada) de cerveja clara
2 cebolas médias grosseiramente picadas
6 dentes de alho grandes
1 xícara de salsinha, sem os talos mais grossos
5 talos médios/grandes de cebolinha
2 pimentas dedo-de-moça médias, sem as sementes
4 folhas de louro
2 colheres de sopa de mostarda
1 colher de sopa de alecrim fresco picadinho
1 colher de sopa de sal
1/3 de xícara de suco de limão tahiti

Para o molho

2/3 de xícara de ketchup
2 colheres de sopa de shoyu

Modo de preparo

1. Coloque todos os ingredientes da marinada no liquidificador (exceto as folhas de louro) e bata na velocidade mais fraca por aproximadamente um minuto e meio.
2. Coloque cada peça de lombo dentro de um saco plástico limpo e depois dentro de outro saco igual. Cubra cada lombo com metade da marinada, duas folhas de louro, e feche bem os sacos, retirando de dentro a maior quantidade de ar possível. Leve à geladeira por pelo menos 12 horas antes de assar.
3. Preaqueça o forno a 140 Cº.
4. Sobre fogo médio-alto, aqueça uma frigideira, grande o suficiente para acomodar os dois lombos, com duas colheres de sopa de óleo de milho e uma colher de sopa de manteiga sem sal. Quando estiver bem quente, coloque os dois lombos e os doure por aproximadamente três minutos, virando as peças na metade do tempo para dourarem por igual.
5. Descarte a gordura que ficou na frigideira, adicione todo o líquido da marinada e a retorne para o fogão, sobre fogo médio. Com o auxílio de uma colher de pau. raspe o fundo da frigideira para soltar aquela crostinha que por lá se formou. Espere alguns segundos para que o líquido se aqueça e o transfira para a assadeira em que estão os lombos. Os regue com o líquido e cubra a assadeira com papel alumínio, tendo cuidado para que o mesmo não encoste na carne e deixando todas as laterais da assadeira bem vedadas, para que o vapor não escape durante o tempo de cozimento.
6. Leve à grade central do forno preaquecido a 140C por duas horas e vinte minutos, virando as peças na metade do tempo.
7. Remova os lombos do forno e os transfira para a tábua de corte. Cubra com papel alumínio e deixe descansar por 40 minutos antes de fatiar.
8. Coloque a assadeira sobre chama alta, adicione o ketchup e o shoyu e cozinhe mexendo constantemente até o molho reduzir um pouco e apurar. Passe o molho pela peneira, prove o sal, corrija e o reserve dentro de uma panela pequena.
9. Com o auxílio de uma faca bem afiada, fatie finamente as peças de lombo. Sirva acompanhado de um pouco mais de molho.

 

Veja Também

RECEBA NOSSAS NOVIDADES
SIGA O RECEITA DA HORA
© 2021 - Receitas do Cheff